MUSEUS
Uma das maiores originalidades que se pode praticar em Portugal, ao domingo, é ir ao museu. Com os centros comerciais ali mesmo ao lado, cheínhos de gente a consumir ou a consumir-se por não o poder fazer, há malucos que perdem tempo a perceber a hístória do seu país ou a maravilhar-se com a arte.
Nunca tinha visitado o Museu do Traje. Nem o do Teatro. Os dois lado a lado, para os lados do Lumiar. Foi hoje.
Não são muito grandes, mas bastante agradáveis, e o pessoal é simpático e acolhedor. Desconfio que na minha distracção devo ter perdido algumas salas, pois a história do vestuário em Portugal há-de ser maior... Mas ainda assim, gostei bastante.
Também esperava um museu do teatro com um espólio maior, mas o resultado foi igualmente agradável.
E para melhorar este efeito contribuiu a visita ao jardim botânico que preenche a propriedade. Bem tratado, de grande dimensão e com uma variedade enorme de plantas. Por cima das copas das árvores mais altas, várias espécies de pássaros, alguns tropicais (presumo que fugidos de cativeiro incerto...).
Desconfio que vou continuar a trocar as delícias de passear no Centro Comercial Colombo por mais uns domingos...
3 comentários:
Ouvi uns rumores de que o museu militar e o museu do azulejo também são muito dignos, mas como são mesmo aqui ao pé de minha casa e eu só vivo aqui há 11 anos ainda não tive tempo de ir confirmar.
O militar é óptimo... pelo menos as primeiras salas. Depois começa-se a perceber que aquela gente acha mesmo graça às armas e ao seu uso letal... O que é um bocado cansativo.
Esses museus que visitaste são realmente um oásis inesperado. Vi lá há uns anos uma excelente exposição de homenagem à Natália Correia. O Militar não me puxa muito. O do brinquedo também é muito engraçado, embora só para adultos, pois é pouco interactivo. O Fórum Almada também não é mau, parece qué dos máiores da Europa...
Enviar um comentário